Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ALVES, Maria"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    WebQuest: uma possibilidade de formação continuada a partir da representação das configurações familiares nos contos e nas histórias infantis
    (Universidade Estadual do Paraná, 2024-03-20) ALVES, Maria; COQUEIRO, Wilma dos Santos; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; http://lattes.cnpq.br/7920993745260485; COQUEIRO, Wilma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0153461918591041; FRANÇA, Fabiane Freire; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; MORGADO, Suzana Pinguello; http://lattes.cnpq.br/5689450945121821; SILVA, Mirian Cardoso da Silva; http://lattes.cnpq.br/8139346804540845
    O conceito de família sofreu e vem sofrendo inúmeras transformações de caráter público e privado por interface do interesse e do redimensionamento da sociedade ao longo do tempo. Nesta pesquisa, objetiva-se identificar as configurações familiares observadas nos contos e nas histórias infantis que fazem parte do acervo literário da educação formal. A finalidade da pesquisa é compreender as configurações familiares trabalhadas na prática educativa por meio de contos e histórias infantis desenvolvidas acerca dessa temática. O estudo se alicerça na pesquisa bibliográfica, por permitir uma ampla gama de informações diversas em publicações que auxiliam na definição conceitual e na aproximação com o tema. Para a pesquisa, é utilizada uma variedade de contos (sabedoria, de fadas, fantásticos etc) e histórias infantis que possam corroborar com o entendimento acerca das diferentes formas de configurações familiares presentes na sociedade atual. Com base em abordagens interdisciplinares – oriundas de áreas como Educação, Sociologia, Psicologia e Teoria da Literatura – buscou-se investigar as produções da literatura infantil que retratam os diferentes tipos de família. Apresentando dados qualitativos, os resultados coletados são divulgados por meio do recurso metodológico tecnológico da WebQuest – ferramenta de ensino relevante nos meios educacionais atuais – para disseminar produções literárias e oferecer subsídios aos(às) docentes para uma educação inclusiva pautada em direitos humanos. O resultado do estudo demonstrou a existência da diversidade familiar e a possibilidade do entrosamento entre a instituição familiar e a escolar, mediante o processo de ensino e aprendizagem com a educação inclusiva embasada em Direitos Humanos.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão