Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "AGOSTINIS, Bruna"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Educação em direitos humanos: representações docentes nas escolas municipais de Peabiru/PR
    (Universidade Estadual do Paraná, 2025-04-02) AGOSTINIS, Bruna; FRANÇA, Fabiane Freire; MACIEL, Fred; http://lattes.cnpq.br/8902937834731785; http://lattes.cnpq.br/8009677334152001; http://lattes.cnpq.br/0439900374986406; JÚNIOR, Isaias Batista de Oliveira; LEITE, Lucimar da Luz; FRIAS, Ana Carolina Morgado
    A pesquisa teve como objetivo compreender as contribuições da Educação em Direitos Humanos às práticas pedagógicas e à formação docente nas escolas municipais de Peabiru/PR, a partir das representações docentes sobre o tema. O referencial teórico fundamentou-se nos Estudos Culturais e em pesquisas que abordam a formação docente e os Direitos Humanos por meio de diálogos interdisciplinares voltados à construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, dividida em duas etapas: a primeira consistiu em uma pesquisa bibliográfica nas plataformas Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); a segunda envolveu a realização de nove entrevistas semiestruturadas com docentes do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Peabiru/PR. A análise dos dados foi conduzida por meio da análise de conteúdo, articulada à Teoria das Representações Sociais. Os resultados evidenciaram que, embora os docentes reconhecessem a importância da Educação em Direitos Humanos, ainda havia lacunas na formação inicial e continuada, além de desafios para a efetiva inserção da temática no cotidiano escolar.

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão