Navegando por Autor "ABRIL, Angelica"
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Item Axiologias sobre Socioeducação e Vivências em Raps produzidos por adolescentes internados em um Cense do Estado do Paraná.(Universidade Estadual do Paraná, 2023/09/19) ABRIL, Angelica; POLATO, Adriana Delmira Mendes; http://lattes.cnpq.br/0099891414348765; http://lattes.cnpq.br/1174612074016705; POLATO, Adriana Delmira Mendes; ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; FREIRE, FabianeNessa pesquisa, partimos da necessidade de promover a escuta alteritária de adolescentes em conflito com a Lei, sobre o prisma de se pensar o quanto suas vozes importam ao planejamento e à busca de novas compreensões sobre uma socioeducação realmente significativa para eles e que seja capaz de cumprir os objetivos preconizados na legislação. Assim, o estudo tem como objetivo geral analisar axiologias sobre socioeducação e vivências compartilhadas em Raps produzidos por adolescentes internados em um Centro de Socioeducação do Estado do Paraná. Nossos objetivos específicos são: a) estabelecer a escuta alteritária dos adolescentes em cumprimento de medida de internação, por meio de Raps de sua própria autoria; b) analisar a constituição axiológica de seus discursos; c) sugerir ações para promover o desenvolvimento da consciência socioideológica desses adolescentes no cronotopo de internação, com base nas axiologias compartilhadas nos Raps produzidos. No plano metodológico, trata-se de um estudo interdisciplinar, ancorado no paradigma da pesquisa qualitativa e interpretativa, que se vale do Estudo de Caso, respaldado em referenciais teóricos do campo da Educação, do Direito, do Dialogismo do Círculo de Bakhtin e da Psicologia. O estudo se desenvolve a partir da implementação de quatro oficinas junto a 14 adolescentes. Nas duas primeiras, objetivamos apresentar as bases legais da socioeducação em seu desenvolvimento histórico, assim como seus objetivos, para que respondam, por meio dos Raps produzidos, se esses estão sendo vivenciados durante seu período de internação. A terceira e quarta oficinas visam expandir os conhecimentos dos adolescentes sobre o gênero discursivo Rap, o qual já integra suas vivências culturais e discursivas. Depois de ouvirem Raps e refletirem sobre sua constituição temática e estilístico-composicional e sobre sua função discursiva na vida social, os adolescentes são motivados a produzirem raps, cuja temática envolva axiologias sobre a socioeducação e sobre suas vivências no cronotopo do Cense. As orientações teórico-metodológicas da perspectiva dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin balizam a análise das axiologias manifestadas nos Raps, em movimento interdisciplinar que coaduna referenciais teóricos da Socioeducação e da Psicologia. Dentre os resultados, o estudo aponta, em primeiro plano, ser possível e produtiva a escuta alteritária de adolescentes internos em Censes por meio de Raps, a confirmar que o referido gênero discursivo viabiliza sua expressão livre e fluida, mesmo diante de tensões. Em segundo plano, a análise das axiologias presentes nos Raps (des)revelam que o Cense se apresenta para eles como um cronotopo de passagem e não de mudança, com pouco significado concreto para a ressignificação de seus projetos de vida. Os processos de reflexão deflagrados pela privação de liberdade são altamente subjetivos e angustiantes para os internos, provocando ansiedade vorás pela saída e impedindo a prospecção de objetivos concretos a partir de uma autorreflexão consciente para reordenação de condutas e posterior reinserção à vida social. Nos Raps, ainda, são regulares as axiologias de demonstração de fé, desejo ávido por liberdade, arrependimento e constituição da figura materna como única com quem se estabelecem relações de alteridade que instituem índices de identidade indicativos do desejo de mudança e de ressignificação do projeto de vida.