MARTINS, ZELOI APARECIDAFernandes, Eloisa Maria2025-01-292025/01/292025-01-292024/08/02https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/119A presente pesquisa desenvolveu um estudo a respeito do tema da preservação audiovisual, considerando principalmente o campo de estudos da linha de pesquisa “Experiências e mediações nas relações educacionais em artes”, do Mestrado Profissional em Artes, da Unespar, tendo como objeto de estudo os trabalhos de conservação e preservação realizados no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), entre os anos de 2019 e 2024. A partir disso, levantamos a seguinte problemática: quais são as estratégias utilizadas pelo MIS-PR para realizar a preservação audiovisual? Diante dessa indagação, a pesquisa foi desenvolvida como um estudo de caso, com base nas perspectivas qualitativas e de caráter exploratório. Buscamos compreender as principais características da preservação e da conservação audiovisual, assim como escrutina as principais políticas culturais voltadas à preservação audiovisual, à níveis nacional e paranaense e suas principais perspectivas. Também abordamos questões relativas à história do MIS-PR, analisando o contexto histórico e político em que o museu foi concebido, os percalços pelos quais o museu passou ao longo da sua história. O percurso metodológico para o desenvolvimento da pesquisa observamos os trabalhos de conservação e preservação realizados pelo Setor de Acervo e Pesquisa, buscando compreender as condições em que são executados, sendo esses trabalhos basilares para o processo de preservação audiovisual da instituição, principalmente no que tange a conservação, contando com entrevistas realizadas com trabalhadores do museu e com a fundamentação teórica na área da conservação. Realizamos o estágio obrigatório no MIS-PR em 2023, como parte da disciplina Cultura da Preservação Audiovisual, do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Unespar, refletindo sobre as experiências enquanto estudante e pesquisadora com o intuito de explorar a preservação audiovisual pelo viés educativo e de refletir sobre as possibilidades de abordar a educação patrimonial em espaços museológicos mostrando que além de ser um espaço de guarda, ele carrega em sua essência o papel de ser um lugar de pesquisa, ensino e aprendizagem. O referencial teórico e metodológico voltou-se para a leitura e análise das obras dos seguintes autores e autoras: Edmondson, Franco, Canclini, Rubim, Souza, Millarch, Coelho, Castro, Van Bogard, Bondía, Grunberg, Horta e Monteiro, Possamai e Grinspum. Após as análises, foi possível chegar à conclusão de que o processo de preservação no MIS-PR ainda passa por fragilidades, dependendo muito mais dos esforços dos trabalhadores do que das condições infraestruturais, do suporte governamental e das políticas culturais voltadas para atender suas demandas, que ainda necessitam de vários ajustes para que funcionem de forma eficiente.Preservação Audiovisual. MIS-PR. Cinema. Educação. Políticas CulturaisO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO PARANÁ: A PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL NO “MUSEU DA IMAGINAÇÃO”El Museo de la Imagen y el Sonido de Paraná: La preservación audiovisual en el “Museo de la Imaginación”DissertaçãoArtes