MENDONÇA, Joêzer de SouzaCARDOSO, Asaph Eleutério2025-03-172025-03-172023-11-14https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/469Esta dissertação apresenta uma análise das práticas musicais registradas na fonografia e videografia curitibanas dos anos 2000. Para efetuar essa análise, um levantamento da atuação da De Inverno Records e das bandas Terminal Guadalupe, Poléxia, OAEOZ, Criaturas e A Banda Mais Bonita da Cidade com o objetivo de contextualizar a cena musical dos anos 2000 na cidade de Curitiba/PR e identificar pontos de conexão na atividade musical dos atores humanos e não humanos presentes no terreno cultural da cidade. A partir da perspectiva do conceito de cenas musicais de Will Straw (1999), da Teoria do Ator-Rede segundo Latour (2000) e da multiterritorialidade proposta por Rogério Haesbaert (1997), examino o tecido de múltiplos territórios translocais, de múltiplas cenas e agentes que se conectam entre si e com o cenário digital nascente na época estudada. A interação entre os atores envolvidos neste processo demonstram a evolução de práticas musicais que buscam o reconhecimento nacional de reprocessamentos locais e os alcança por meio do videoclipe da música Oração, de Leo Fressato, interpretado pela Banda Mais Bonita da Cidade, em 2011.Cenas Musicais, Teoria Ator-Rede, MultiterritorialidadeDo Rock de Inverno à Última Oração: as cenas, as redes e os territórios musicais de Curitiba nos anos 2000DissertaçãoArtes