GOMES, Paulo CésarSILVA, Gabriel Martins Vitorino da2025-05-072025/05/072025-05-072024/09/30https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/804O ensino de geografia na educação básica abrange conceitos oriundos da ciência geográfica, em específico aos conceitos de paisagem e lugar. Esses temas apresentam-se implicitamente no currículo básico, sendo essencial que o docente tenha ciência da importância de explorar esses temas como bases para a ampliação do repertório conceitual no ensino de geografia. As fotografias apresentam-se com frequência no cotidiano dos estudantes, podendo ser utilizadas como recurso facilitador na compreensão desses assuntos por permitir a identificação de elementos físicos e visuais próprios da paisagem e estimular a análise de como esses espaços adquirem significados históricos, culturais e pessoais, transformando-os em lugares. Pensando nesses aspectos, o presente estudo partiu da seguinte indagação “Como desenvolver práticas pedagógicas abordando os conceitos de paisagem e lugar com o uso de fotografias para o ensino de geografia?”. Objetivamos em promover reflexões quanto as conceituações geográficas citadas e em utilizar as fotografias como recurso didático para o ensino de geografia. De natureza qualitativa, apresentamos uma sequência didática que foi utilizada para conceituar paisagem e lugar e investigamos o potencial do uso das fotografias como ferramenta pedagógica para o ensino desses conceitos. Os dados foram coletados a partir de atividades como visitas a campo, a aplicação de questionários e estudos teóricos com observação de fotografias por meio da análise semiótica. A interpretação dos resultados foi amparada nas referidas conceituações abordadas nessa ciência geográfica. Os resultados mostram que as fotografias podem enriquecer significativamente o ensino e a compreensão dos conceitos de paisagem e lugar. As imagens auxiliam na compreensão dos elementos que compõem e caracterizam a paisagem como também permitem uma reflexão quanto aos seus significados culturais, históricos e sociais.Ensino de Geografia. Conceito de Paisagem e Lugar. Uso da fotografia. Recurso didático.A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DE ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICADissertaçãoEnsino