PERIN, Conceição Solange ButionSÉRGIO, Silvia Carla2025-04-302025/04/302025-04-302020/02/28https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/729Esta pesquisa foi uma análise da obra Félix - o livro das maravilhas, escrita por Raimundo Lúlio, e a contribuição por sua intencionalidade educativa referente ao homem medieval. O objetivo principal foi o de compreender a educação intelectual e moral, tratada por Lúlio, em busca de uma formação que preparasse o homem para a vida em comunidade e para o seu bem comum. Para desenvolver este trabalho, foi utilizada a História Social sugerida por Marc Bloch (1886-1944), como base para compreender as relações sociais, culturais e filosóficas, que permeavam as reflexões do autor Raimundo Lúlio. A literatura expressa e registra como pensavam e agiam os homens em diferentes períodos históricos, e a História oferece registros e investigações sobre fatos que os comprovem. Nesta análise, dialogou-se com autores como: Jacques Le Goff (1924-2004), Franco Junior, Terezinha Oliveira, entre outros, que se dedicaram ao estudo das diferentes produções do final do século XIII e início do XIV e discutiram a produção intelectual do homem, pensamento e sociedade medieval, na busca de considerar a sua relevância para a compreensão da sociedade retratada nas obras. A partir da pesquisa dedicamos um capítulo para apresentar a importância da literatura para o ensino.Educação. Literatura Medieval. Raimundo Lúlio. Ensino.CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA PARA A FORMAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE DA OBRA FÉLIX - O LIVRO DAS MARAVILHAS, DE RAIMUNDO LÚLIO (1232- 1316)DissertaçãoEnsino