NUNES, Meire Aparecida LódePIETCHAKI, Claudia Regina Ramos2025-07-032025-07-032025-07-032025-03-28https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/887É evidente o aumento do número de alunos com TDAH matriculados no Ensino Fundamental. Na maioria dos casos, adotam-se tratamentos convencionais, como o uso de medicamentos, para o controle comportamental desses estudantes. Todavia, os valores contemporâneos e as relações sociais, muitas vezes, contribuem para sentimentos de inadequação, gerando estados de tristeza e frustração, os quais podem impactar negativamente a qualidade de vida dessas pessoas. Diante dessa realidade, esta dissertação investigou o conceito de felicidade entre os alunos diagnosticados com TDAH, buscando analisar as intervenções de consciência corporal podem promover uma mudança nesse conceito e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida desses estudantes. A percepção da felicidade, como categoria da qualidade de vida e, consequentemente, do desenvolvimento humano investiga, neste estudo, os impactos das práticas de consciência corporal dentro da Educação Somática, com ênfase na Eutonia, aplicadas a estudantes com TDAH em uma escola municipal de Umuarama-PR. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, baseada em estudos bibliográficos e intervenções práticas. Para a coleta de dados foram aplicados a Escala de Cantril e o Questionário Kidscreen, instrumentos que possibilitaram avaliar a percepção dos participantes sobre a qualidade de vida e bem-estar. Apesar das limitações em avaliar uma questão de extrema subjetividade, os resultados foram positivos, observou-se que a prática da consciência corporal proporcionou uma experiência significativa, favorecendo a percepção da felicidade como um componente essencial da qualidade de vida e do desenvolvimento humano.Corpo, felicidade, percepção, TDAH.Consciência Corporal e a percepção de felicidade pelos estudantes com TDAHDissertaçãoInterdisciplinar