PÁTARO, Ricardo FernandesJACOMEL, Elaine Leal2025-02-1919/02/20252025-02-192019/05/31https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/333A pesquisa investigou as interlocuções entre a problemática da identidade e os princípios da pedagogia de projetos, durante o desenvolvimento de uma prática pedagógica cujo objetivo foi valorizar as subjetividades de estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em um processo de contextualização dos conhecimentos curriculares e atribuição de sentido às aprendizagens escolares. O corpus teórico que embasou a investigação foi elaborado a partir de uma perspectiva interdisciplinar, que buscou articular estudos oriundos das áreas de educação, sociologia e psicologia. A pesquisa de campo, desenvolvida em uma escola pública do município de Campo Mourão/PR, foi estruturada em torno de uma prática pautada nos princípios da pedagogia de projetos e contou com um corpus documental respaldado em um diário de campo, os planos de aula desenvolvidos para embasar a prática de projetos, bem como todas as atividades desenvolvidas com os(as) estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental durante a prática pedagógica, intitulada posteriormente de Projeto Identidade e Diferença. Concluímos que a pedagogia de projetos, enquanto metodologia ativa de ensino, promoveu uma relação entre os conteúdos escolares e as experiências subjetivas, constituintes das identidades de alunos(as), atribuindo maior sentido às aprendizagens escolares e apontando caminhos para repensar os tempos, espaços e relações escolaresMetodologias ativas, Pedagogia de projetos, Aprendizagem e significado, Subjetividade, Identidade.Identidade, diferença e pedagogia de projetos na escolaDissertaçãoInterdisciplinar