EGG, André AcastroBARROS, Clara Jansson2025-03-202025-03-202025-03-202021-07-15https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/515Este trabalho compreende a década de 1970 como um período de mudanças significativas nas práticas musicais dos protestantes no Brasil; houve, efetivamente, aproximação entre protestantismo e música popular brasileira – uma postura oposta daquela adotada nas primeiras décadas da religião no país. A partir do referencial teórico, os protestantes setentistas brasileiros podem ser entendidos em dois polos: conservadores, pelo alinhamento com os ideais do Regime Militar, e politicamente engajados, por estarem ligados aos movimentos progressistas do protestantismo brasileiro. Nesse sentido, analisei fontes documentais que evidenciam as implicações do contexto sociopolítico e musical do Brasil da época nas práticas musicais desses protestantes: inicialmente, os três primeiros números do periódico Revista Louvor, lançado pela Igreja Batista em 1978; em seguida, duas coletâneas ecumênicas que reúnem canções compostas durante a década de 1970, Nova Canção e A canção do Senhor na terra brasileira. Para isso, adotei como caminho metodológico a pesquisa documental, bem como as orientações de Tânia Regina De Luca ao pesquisador de fontes impressas. Sendo a Revista Louvor um periódico oficial da Igreja Batista, que manteve afinidades com o Regime, a considerei como pertencente ao grupo dos protestantes conservadores. Já devido a temática de responsabilidade social presente nas letras das canções que compõem as duas coletâneas, e pela influência dos compositores e compositoras nos movimentos progressistas do protestantismo brasileiro, as considerei engajadas. Contudo, nos dois polos ocorre a convergência de elementos de tradição e modernidade: ao mesmo tempo em que se modernizam, incorporando elementos da música popular brasileira, conservam a tradição no cerne de suas práticas musicais. Como objetivo principal, portanto, investiguei a convergência de elementos de tradição e modernidade nas práticas musicais dos protestantes brasileiros da década de 1970, através da análise das fontes documentais supracitadas. Os resultados mostram que, na Revista Louvor, o processo de sacralização dos gêneros e instrumentos musicais amparou a tradição protestante; já entre engajados, a escolha por gêneros já consagrados e tradicionais da MPB reforça a ideia de tradição, bem como o formato das coletâneas que continua seguindo os moldes dos hinários protestantes tradicionais.Música protestante, Revista Louvor, Nova Canção, A canção do Senhor na terra brasileira, Protestantismo brasileiro.Revista Louvor e canção engajada: tradição e modernidade nas práticas religiosas de protestantes brasileiros na década de 1970DissertaçãoArtes