TOGNATO, Maria Izabel RodriguesNASCIMENTO, Renato do Carmo2025-02-1010/02/20252025-02-102021/07/29https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/233Esta pesquisa insere-se no contexto da Educação Básica da Escola Pública, no interior do Estado do Paraná e propõe uma discussão acerca do trabalho docente no ensino de Língua Inglesa, a partir da descrição do próprio agir docente e tem por objetivo investigar os aspectos constitutivos de uma rotina de trabalho do professor de Inglês da educação básica e seus possíveis desafios pelas percepções docentes a partir do procedimento das Instruções ao Sósia. Fundamentamos nosso estudo em aportes da Teoria Crítica (FREIRE, 1968, 1997) do Ensino como Trabalho (TARDIF; LESSARD 2002, 2005, 2008; MACHADO, 2004), e dos Estudos da Linguagem por meio da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1997/2009; CRISTOVÃO, 2008). No que tange à natureza deste estudo, utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa (LAKATOS, 2010; CRESWELL, 2015; 2018). Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizamos as Instruções ao Sósia para a coleta de dados, procedimento oriundo da Psicologia do Trabalho, mais especificamente, da Clínica da Atividade Francesa (CLOT, 1999/2006) com três docentes da área de Língua Inglesa, de um município do interior do Paraná. Os dados são analisados por alguns dos procedimentos propostos pelo ISD, a saber: contexto de produção, plano global, conteúdo temático, mecanismos de textualização e procedimentos SOT (Segmento de Orientação Temática – temas) e STT (Segmento de Tratamento Temático – subtemas) (BRONKCART, 2008; BULEA, 2010). Os resultados apontam para o fato de que uma maior tomada de consciência acerca do próprio agir pode favorecer a qualidade do trabalho de professores(as) de LI em sala de aula, bem como maiores investimentos em políticas públicas podem contribuir significativamente para a melhoria das condições objetivas de realização desse trabalho investigadoTrabalho do professor, agir docente, língua inglesa, instruções ao sósiaO trabalho do(a) professor(a) de Língua Inglesa da rede pública estadual de ensino pela ótica das Instruções ao SósiaDissertaçãoInterdisciplinar