FRANCIOLI, Fátima Aparecida de SouzaSTEINHEUSER, Débora Buss2025-05-052025/05/052025-05-052021/02/22https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/743Esta pesquisa teve como foco o estudo do desenho e suas contribuições para o desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar. Visto que é recorrente encontrar o desenho nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, sendo utilizado apenas como recurso, constituiu-se como objetivo desta pesquisa analisar o desenvolvimento do desenho como linguagem, a fim de compreendê-lo como atividade pedagógica. Com base no aporte da Teoria Histórico-Cultural, esta pesquisa compôs-se, além dos dados coletados na pesquisa de campo, de uma revisão bibliográfica dos estudos de Vigotski, Leontiev, Luria, Mukhina, Elkonin e demais pesquisadores que, de alguma forma, contribuíram para o entendimento da atividade do desenho e da teoria. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola localizada no Noroeste do Paraná, em uma turma de Educação Infantil, com crianças em idade pré-escolar, ocorrida em dois momentos durante o ano de 2019. Na busca de compreender a finalidade do desenho para crianças em idade pré escolar, ora como conteúdo, ora como recurso, foi preciso, a princípio, entender o que é o desenho nos preceitos da teoria adotada, assim como o que essa atividade pode proporcionar às crianças em relação ao desenvolvimento de Funções Psíquicas Superiores. Fez-se, desse modo, um percurso de compreender os estudos de Vigotski, o qual pontua quatro estágios do desenho: estágio de esquemas, estágio do surgimento do sentimento da forma e da linha, estágio das representações verossímeis e estágio das representações plásticas. Foram selecionados seis desenhos de cada observação realizada, totalizando doze desenhos, sendo eles das mesmas crianças. O intuito foi analisar se houve desenvolvimento dos estágios. Os resultados apontam que, diante dos estudos e dos dados coletados, se pode considerar que o desenho vem sendo trabalhado apenas como recurso, utilizado como pretexto de outros conteúdos ou, ainda, passatempo. Nesse sentido, esta pesquisa possibilitou conhecer o desenho não só como um recurso, mas como uma linguagem, uma atividade produtiva, um conteúdo que está em processo de desenvolvimento e que o ensino precisa estar atento, a fim de desenvolvê-lo e promover, nas crianças, na qualidade de alunos, as condições de humanizarem-se.Desenho. Teoria Histórico-Cultural. Crianças em idade pré-escolar. Funções Psíquicas SuperioresA ATIVIDADE DO DESENHO NA IDADE PRÉ-ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURALDissertaçãoEnsino