ANACLETO, AdilsonFERREIRA, Aliny Rafaely Sousa2025-02-1010/02/20252025-02-102021/07/06https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/234A pesquisa tem por objetivo analisar as possíveis contribuições de uma metodologia ativa, a Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP), para a formação ética profissional e pessoal do futuro operador do Direito, bem como para a aprendizagem significativa de estudantes do curso de Direito. Partimos do pressuposto de que o ensino superior deve promover a aprendizagem de conhecimentos científicos relacionada à formação ética pessoal e profissional. Nesse sentido, consideramos que a Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos traz para a sala de aula do ensino superior a possibilidade de aprendizagem conceitual sólida por meio da resolução de problemas relativos à sociedade e com os quais os futuros profissionais irão se deparar no exercício da profissão, levando a uma aprendizagem ativa. A interdisciplinaridade está presente nesta pesquisa considerando que se fundamenta no conhecimento articulado entre as áreas de Educação, Direito e Sociologia. Para alcançar os objetivos propostos, analisamos uma prática pedagógica baseada na ABPP e desenvolvida em uma disciplina do curso de Direito de uma instituição de ensino superior da região de Campo Mourão – PR. A prática é analisada a partir de dados do diário de campo da professora-pesquisadora e de dados oriundos de questionários aplicados aos discentes participantes da disciplina. A abordagem metodológica da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos permitiu que os conteúdos relativos aos Direitos Fundamentais e Sociais, bem como a importância dos profissionais da área do Direito na realização da justiça e conduta éticas profissionais e personalíssimos, pudessem ser ministrados no curso de Direito sem que houvesse maiores dificuldades no que tange à adaptação dos conteúdos do ensino tradicional para a metodologia ativa. Os procedimentos metodológicos adotados permitiram que os discentes, em sua maioria, tivessem aprendizagem significativa de conteúdos tendo em vista que a aspiração em desenvolver um projeto que contemplasse a resolução de um problema real, propostos pelos próprios acadêmicos, possibilitou o estabelecimento de uma maior conexão dos conhecimentos conceituais com elementos da prática profissional por meio do desenvolvimento de um produto final. A metodologia adotada promoveu que parte do processo de aprendizagem ocorresse fora do ambiente da sala de aula formal. Desse modo, a metodologia ABPP proporcionou uma maior interatividade entre os alunos e a sociedade, e a aprendizagem aconteceu para além do tempo em que os discentes estavam dentro da sala de aula, resultando na geração do conhecimento para os discentes e em benéficos para a sociedade, por meio dos produtos finais. Os resultados deste estudo nos possibilitam considerar que o conjunto dos fatores positivos foi numericamente e qualitativamente superior ao conjunto dos fatores negativos, o que permitiu aferir que a ABPP pode de fato ser relevante e estrategicamente útil nos processos de ensino-aprendizagem.Educação superior. Ensino-aprendizagem. Prática pedagógica. Formação éticaUma experiência com metodologia ativa: a Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos em um curso de Direito no interior do ParanáDissertaçãoInterdisciplinar