CAMARGO, Marcos H.CAMPOS, Márcia Regina Galvan2025-02-112025-02-062025-02-112022/04/27https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/274A presente pesquisa propõe a criação, a implementação e o estudo de processo experimental, a partir de uma formação continuada, para educadores, objetivando o trabalho pedagógico com o cinema. A formação será de modo online e serão abertas inscrições para professores de qualquer disciplina, atuante em sala de aula, e com interesse em trabalhar com cinema e audiovisual em suas salas de aulas. O estudo se dará com base na produção, pelos professores, de pequenos filmes, após a aproximação, o envolvimento e a sensibilização das etapas de uma produção cinematográfica. Inspiro-me na proposta lançada na obra “Hipótese-cinema”, de Alain Bergala, que trata do cinema como experiência de criação. No que se refere à mensuração dos dados, será realizado um mapeamento dos conhecimentos iniciais sobre criações e produções audiovisuais dos inscritos, a partir de uma atividade inicial de produção, bem como, ao final do processo, nova produção, comparando-as, analisando as descobertas e os ganhos obtidos, tendo como critérios de análise o Minuto Lumière, de Bergala, para a Primeira Experiência, e a exploração dos conhecimentos adquiridos ao final do curso de formação, como os elementos da linguagem cinematográfica, e as etapas de uma produção audiovisual, para a Segunda Experiência.Processo experimental. Formação de Professores. Cinema. Audiovisual. Conhecimento estético.ESTUDO SOBRE UM PROCESSO EXPERIMENTAL: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O CINEMADissertaçãoArtes