MENDES, Claudinei Magno MagreZAPPIELO, Fabíola Grasiele2025-04-292025/04/292025-04-292019/02/21https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/705A Libras é disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores e fonoaudiologia, a partir da promulgação da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Esta obrigatoriedade fez com que surgisse uma inquietação acerca de como a disciplina vem sendo ofertada nos cursos de licenciatura em Letras Português, dada a importância que os professores de Língua Portuguesa exercem sobre o ensino desta língua na modalidade escrita para o surdo. Com efeito, o objetivo geral da referida pesquisa é analisar os planos de ensino da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura em Letras Português, com o propósito de verificar as concepções dadas a essa disciplina. Como aporte teórico, numa perspectiva socioantropológica, fizemos uma visitação na história do surdo, apresentando, desde a antiguidade até a contemporaneidade, os diversos momentos pelos quais os surdos vivenciaram, até chegar ao que hoje a legislação determina. Em seguida, apontamos a Libras como língua de modalidade gestual-visual, e que deve ser utilizada na educação do surdo como sua primeira língua. Justificamos o uso da Libras como língua materna do surdo destacando a visualidade do surdo no processo de apropriação do conhecimento escolar, por meio do letramento, tendo em vista uma educação bilíngue. Defendemos a formação do professor na disciplina de Libras ofertada pelas Instituições de Ensino Superior como essencial para que esta educação bilíngue seja efetiva. Por essa razão, optamos por fazer tal investigação. Para isso, selecionamos seis instituições de ensino superior do estado do Paraná e analisamos seus planos de ensino. Verificamos os seguintes itens dos planos de ensino: a ementa, objetivos geral e específicos, a carga horária, os conteúdos programáticos, a avaliação e as bibliografias básicas e complementares. Após as análises, concluímos que não há homogeneidade entre as instituições investigadas no que diz respeito ao objetivo da disciplina. Identificamos que há o cumprimento da legislação na oferta da disciplina. No entanto, este cumprimento com a Lei não está sendo satisfatório para uma qualidade na formação do professor que atuará na inclusão do aluno surdo nas salas de aula regulares de ensino.História da educação do surdo; inclusão do surdo; educação bilíngue; formação de professores; disciplina de Libras.DISCIPLINA DE LIBRAS NOS CURSOS DE LETRAS PORTUGUÊS: UMA REFLEXÃO SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO PARANÁDissertaçãoEnsino