ARAÚJO, Renan BandeiranteOLIVEIRA, Helen Cristina de2025-04-282025/04/282025-04-282015/07/30https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/660A presente dissertação tem como objetivo apreender a relação entre as particularidades da gestão da produção toyotista e a formação docente na contemporaneidade, portanto, problematiza essa relação no contexto do trabalho flexível, focando em particular no delineamento do novo perfil docente. É importante ressaltar que a investigação sobre a questão da formação de docentes requer que seja realizada à luz do complexo tecido social em que está inserida, por isso, há necessidade de contextualizá-la em seu aspecto histórico, político, social e econômico. Na esteira dessa pesquisa compreendemos que a concepção de educação para o novo milênio, isto é, em consonância com a acumulação flexível, retoma a ênfase na concepção produtivista de educação, que busca seu fundamento na teoria do capital humano, contudo, ressignificada, pautada numa perspectiva de individualização, inovação, competição e concorrência, isto é, segue a mesma lógica toyotista de produção, cujo sistema Just in time e seu aparato técnico de gestão de produção: Kaizen, Kanban, CCQ, Autonomação, 5s, Qualidade Total, Andon, contribuem para o sucesso da produção flexível. Concluímos que o sistema educacional brasileiro vem se ajustando aos imperativos do capital no contexto do trabalho flexível e que há uma acentuada ênfase na categoria flexibilização, evidenciada nas sugestões de organismos multilaterais, portanto, verificamos que se trata de formar o professor sob a lógica Just in Time a exemplo do toyotismo, isto é, formar o professor pragmático, reflexivo/resignado, pautado na perspectiva pedagógica de competências e habilidades, emulado à competição por meio de avalições internas e externas.Formação docente; Trabalho flexível; Toyotismo; Teoria do Capital Humano; Organismos Multilaterais.FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO TRABALHO FLEXÍVEL CONTEMPORÂNEODissertaçãoEnsino