STENTZLER, Marcia MarleneTESTA, Lilian Maia Borges2025-05-062025/05/062025-05-062023/03/23https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/789Esta pesquisa objetiva compreender como os cursos de Letras da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) formam os acadêmicos para o uso das tecnologias educacionais como recurso didático do processo de ensino e aprendizagem na educação contemporânea. Os documentos que permeiam a educação brasileira reiteram sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem, acentuado nos dois últimos anos, devido à pandemia da Covid-19. Mas, para que esta esteja presente na educação básica há a necessidade de que também faça parte da formação inicial dos professores no ensino superior. Assim esta pesquisa parte da seguinte problemática: Como os Cursos de Licenciatura em Letras da Unespar preveem em seu PPC o uso de TDIC e como essas tecnologias foram utilizadas para a formação dos futuros professores durante o período da pandemia de Covid-19? Para responder a esse questionamento, analisamos os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e a matriz curricular dos cinco Cursos de Letras dos campi da Unespar de Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Soma-se a essa investigação uma pesquisa de campo realizada via formulário do google, em 2021, período de atividades remotas em decorrência da pandemia da Covid-19. Participaram estudantes do último ano dos referidos cursos e professores que ministravam disciplinas no Curso de Letras dos cinco campi observados. O estudo tem por base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores (BRASIL, 2015b, 2019), bem como as Diretrizes Nacionais para o Curso de Letras (BRASIL, 2002). Analisamos o conjunto de documentos e as respostas aos questionários, tendo como base Bourdieu (2009), que aproxima nossas reflexões do que ele define como ‘capital cultural’ no processo de formação de professores e o conceito de ‘habitus’; trabalhamos também com Chartier (1990) e o conceito de representações; Kenski (2012), Litto (2010) e Mill (2018) embasam a discussão sobre o uso das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem; Saviani (1991) e Duarte (2008) permitem uma abordagem crítica relacionada à sociedade, educação e o uso das tecnologias em sala de aula. Com essa pesquisa foi possível conhecer especificidades do processo de formação desses professores nos diferentes campi da Unespar, bem como experiências que foram significativas para estudantes e professores quanto ao uso de tecnologias em sala de aula.Letras; Tecnologias; Pandemia de Covid-19.O USO DE TDIC NOS CURSOS DE LETRAS DA UNESPAR NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19DissertaçãoEnsino