VAGETTI, Gislaine CristinaMACHADO, Luiz Eduardo Barros2025-10-212025-10-212025-07-30https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/947A integração de recursos tecnológicos com a educação musical tem impulsionado inovações nas metodologias pedagógicas, impactando também as práticas violonísticas. O ensino de violão ainda mantém metodologias consolidadas, porém aplicativos e plataformas digitais estão reconfigurando esse cenário. O objetivo desta pesquisa é compreender as potencialidades e desafios ao integrar aplicativos digitais com o ensino de violão. Como metodologia, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como revisão de literatura e utilizou a pesquisa bibliográfica como procedimento para obtenção dos dados. Foram realizadas abordagens complementares e articuladas entre si: uma revisão narrativa; uma revisão de escopo orientada pelo método de revisão proposto pelo Instituto Joanna Briggs, estruturado com base no PRISMA-ScR; e uma etapa de identificação de aplicativos e seus recursos, seguido de uma reflexão acerca das possíveis contribuições dos aplicativos para o processo pedagógico de um método de ensino de violão. A pesquisa adotou a metodologia de Abel Carlevaro como referencial para examinar possíveis convergências dos aplicativos com esse método. Como resultado, a revisão de escopo apresentou cinco artigos que evidenciaram o crescente potencial dos aplicativos no ensino de violão, destacando que a eficácia no uso dos aplicativos, depende de uma integração planejada e equilibrada. O levantamento realizado na plataforma Google Play Store identificou trinta aplicativos que corresponderam aos critérios de seleção. A análise desse recorte evidenciou uma recorrência de recursos semelhantes em diferentes aplicativos, como afinadores, metrônomos e dicionário de acordes, podendo refletir uma preocupação dos desenvolvedores em atender às demandas primárias dos usuários. Ao relacionar os recursos presentes nos aplicativos com os princípios do método de Abel Carlevaro, a pesquisa revelou que aspectos mais complexos da técnica violonística e os princípios fundamentais propostos por Carlevaro não são plenamente atendidos por esses aplicativos. No entanto, essas limitações não impedem que esses aplicativos sejam utilizados de maneira produtiva em contextos educacionais mais amplos. A pesquisa concluiu que os aplicativos desenvolvidos para o ensino de violão são reconhecidos como ferramentas pedagógicas e apresentam um potencial para enriquecer o processo educativo. Contudo, sua utilização e os efeitos pedagógicos ainda carecem de investigações mais aprofundadas.Aplicativo móvel, pedagogia violonística, educação musical, tecnologiaEnsino de violão utilizando aplicativos: uma revisão de literaturaDissertaçãoArtes