MARQUES, Maria Inez BarbozaSOUZA, Sirlene de França de2025-07-112025-07-112025-07-112025-03-20https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/893Este estudo tem como objetivo analisar a abordagem sobre racialidade na formação de profissionais de Psicologia no noroeste do Paraná e nas universidades públicas do estado. A pesquisa parte da problemática da ausência ou insuficiência de conteúdos relacionados à racialidade nos currículos dos cursos de Psicologia, e de como essa lacuna impacta a formação ética e política dos futuros profissionais, especialmente no que se refere ao enfrentamento do racismo. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, utilizando a análise documental das ementas dos cursos de Psicologia das instituições da região noroeste do Paraná, com base em teorias étnico-raciais. A pesquisa investigou as implicações das teorias raciais na formação dos profissionais e as conexões entre a teoria e a prática profissional no contexto das questões raciais. Os resultados revelam a presença, embora de forma limitada e superficial, de discussões sobre a racialidade nos currículos das instituições analisadas. Constatou-se que, apesar de algumas iniciativas, há uma deficiência na inclusão dessas temáticas de forma mais profunda, o que compromete a formação de profissionais capacitadas(os) para lidar com o racismo em sua atuação profissional. Como conclusão, o estudo aponta para a necessidade de aprimoramento nos currículos, que integre de maneira efetiva a abordagem da racialidade na formação das psicólogas(os), visando promover um cuidado mais ético, inclusivo e comprometido com a diversidade étnico-racial da população brasileiraRacialidade, Letramento Racial, Formação de psicólogas(os)Racialidade e formação de profissionais da psicologia: análise em universidades privadas e públicas do ParanáDissertaçãoInterdisciplinar