DALAQUA, Gustavo HessmannSOUZA, Vinícius Moysés de2025-07-032025-07-032025-07-032024-04-12https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/869Este trabalho apresenta uma intervenção pedagógica realizada nas turmas dos terceiros anos do Ensino Médio na Escola de Educação Básica Horácio Nunes, em Irineópolis, Santa Catarina, no ano de 2022, na qual foi utilizada como ferramenta didática o Teste de Coordenadas Políticas do site IDRLabs, com o intuito de servir como fio condutor das aulas de filosofia política no segundo trimestre. Nosso objetivo principal foi coletar as experiências e relatos dos alunos acerca do referido Teste, e, juntamente com a experiência docente, elaborar um parecer de sua viabilidade enquanto ferramenta didática. Para tanto, além da metodologia em sala de aula, recorremos à bibliografia político-filosófica para fundamentar a díade esquerda-direita e defender a validade e importância de seu ensino, no qual o Teste de Coordenadas Políticas, por situar os estudantes em quadrantes à esquerda ou à direita no espectro político democrático vigente, pode ser utilizado para ajudar a compreender a díade e conceitos relacionados a ela.Filosofia política. esquerda e direita. Teste de Coordenadas Políticas.O TESTE DE COORDENADAS POLÍTICAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADESDissertaçãoFilosofia