ALÍPIO, AlissonHOFFMANN FILHO, Nativo Antônio2025-03-202025-03-202025-03-202022-08-30https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/507Esta pesquisa busca investigar aspectos relativos a uma percepção oculta à atitude motora necessária à execução musical ao violão, sendo estes a gradação de pressão dos dedos da mão esquerda e como esse fenômeno interage com a subjetividade interpretativa do violonista enquanto execução, aqui denominados de processos foronômicos. A partir de pesquisas anteriores sobre o walking e a abordagem tripartite do contato dos dedos no braço do instrumento — ações positiva, intermediária e negativa — propomos um olhar sobre como uma pressão dos dedos consciente pode facilitar a fluência motora/musical durante uma performance instrumental. Através do método indutivo e bibliografia relacionada, buscamos desenvolver esses conceitos com intuito de refinar as práticas da performance ao violão. A pressão dos dedos consciente pode significar tanto um fator de refinamento mecânico bem como atuar de maneira eficiente para a expressão musical enquanto demanda motora imbuída de subjetividade interpretativa. Esta investigação tem por foco as demandas da mão esquerda ao violão.Técnica, Performance, Mão Esquerda, Interpretação musical, ViolãoEspectro da Ação Positiva: gradações de pressão dos dedos e processos foronômicos na prática violonísticaDissertaçãoArtes