ZANATTA, Shalimar CalegariCOSTA, Eliane Picão da Silva2025-04-282025/04/282025-04-282016/10/26https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/670As descobertas da Ciência caminham ladeadas pelas Tecnologias que revolucionam paradigmas e interferem de modo direto na vida das pessoas. Se pela curiosidade nata do homem ou pela necessidade de sobrevivência, o fato é que ambas não mostram fronteiras. Nossa humanidade é capaz de criar vacinas para salvar vidas na mesma proporção que é capaz de construir bombas atômicas para dizimar a espécie humana como a conhecemos. Entre esses dois extremos que encerram uma reta, há infinitos pontos. Porém, o desenvolvimento tecnológico deve ocorrer em harmonia com os limites dos recursos naturais e para o bem da humanidade. Coube à escola o papel de formar cidadãos críticos, reflexivos, ativos, capazes de interpretar as descobertas científicas num contexto histórico, filosófico, cultural, social, político e econômico. De acordo com as políticas públicas da educação, essa consciência deve ser inserida pela Educação Ambiental. Este trabalho investigou quais são as concepções que os professores de Física, Química e Biologia do Ensino Médio têm sobre o enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) e como elas interferem no seu trabalho pedagógico para promover a Educação Ambiental. Os participantes dessa pesquisa foram 11 professores que representam a totalidade dos docentes que atuam nas duas escolas que possuem ensino médio do município; sendo uma da rede estadual e outra particular de ensino, do município de Nova Esperança, situado a noroeste do Estado do Paraná. Os professores responderam um questionário semi-estruturado pautado na pesquisa qualitativa. Em linhas gerais, a análise das respostas mostrou que os professores não foram adequadamente qualificados para trabalhar com a Educação Ambiental na perspectiva do enfoque CTSA, levando-os a uma concepção inadequada dos conceitos envolvidos, o que definimos como concepções alternativas. Como exemplo, muitos ainda têm como premissa que a Ciência e a Tecnologia só trazem benefícios à sociedade. Tais constatações, além de se constituírem em entraves para o aprendizado dos estudantes, ainda apontam os limites da prática docente para promover um ensino adequado, voltado para as questões ambientais.Ensino de Ciências, Formação de professores, BNCC.AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA - PR SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO ENFOQUE CIÊNCIA TECNOLOGIA SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA)DissertaçãoEnsino