FRANCIOLI, Fátima Aparecida de SouzaSILVA, João Emmanuel de Souza2025-05-052025/05/052025-05-052022/05/27https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/766O objetivo dessa pesquisa é investigar os fundamentos teóricos e metodológicos da Teoria da Atividade de Estudo, análise que ganha sentido, à medida que entendemos a escola como instituição, voltada à reprodução do conhecimento empírico. Neste contexto, o trabalho educativo não colabora para o máximo desenvolvimento psíquico e subjetivo dos alunos em quem o conhecimento teórico não pode ser constituído à revelia da realidade social, cultural e histórica dos indivíduos. Isto requer da prática educativa um constante aperfeiçoamento das ferramentas didático-pedagógicas para a adequada organização do processo formativo. Com este posicionamento, selecionamos, como referencial, a Teoria da Aprendizagem Desenvolvimental, estabelecida pelo Sistema Elkonin-Davidov-Repkin e demais pesquisadores dessa temática. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico que busca compreender o ato educativo como elemento indissociável da dialética que compõe a realidade humana em sociedade. Para efeito de exposição da investigação realizada, este texto está organizado em quatro seções que elencam, desde a introdução, da gênese à consolidação do sistema Elkonin-Davidov-Repkin, o experimento formativo, o percurso histórico/formativo da Teoria da Atividade de Estudo: inflexões e atualizações, bem como a Atividade de Estudo e a Aprendizagem Desenvolvimental, na visão de V.V. Repkin. Por fim, ao expor nossas reflexões, podemos afirmar que a Atividade de Estudo não tem como foco somente a mudança do objeto com o qual a pessoa opera, mas a autotransformação do sujeito que realiza a atividade de forma social, coletiva, sendo que o social representa a real possibilidade da constituição da inteligibilidade do sujeito sobre a realidade. Tais pressupostos podem auxiliar não somente na compreensão de todo coletivo escolar sobre o real objetivo da educação, bem como ser uma potente ferramenta didática para os cursos de formação de professores, reafirmando que a aprendizagem só acontece em uma relação de troca de atividades entre professor e aluno.Aprendizagem Desenvolvimental; Autotransformação do sujeito; Conhecimento Teórico; Teoria da Atividade de EstudoUMA ANÁLISE SOBRE OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDODissertaçãoEnsino