MOLINA, Adão AparecidoFORCADELL, Elizete Pinto Cruz Sbrissia Pitarch2025-04-282025-04-282017/04/10https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/677Esta pesquisa realiza estudos sobre o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na Universidade abordando as políticas de inclusão, a formação docente e as práticas educativas na educação regular inclusiva para surdos. A motivação para que ela fosse realizada surgiu da necessidade de possibilitar uma formação básica e continuada na prática dessa língua aos acadêmicos que frequentam a disciplina na universidade. Considerando que muitos dos futuros professores terão contato com surdos nas escolas regulares, o conhecimento que eles adquirirem na Língua de Sinais ajudará na didática da sua atuação docente. Desejosos de que essa formação vá além dos bancos universitários, compartilhamos algumas orientações básicas para a prática docente em salas de aula regular inclusiva para surdos. O aporte teórico desta pesquisa faz um recorte histórico de 1990 a 2011 enfocando alguns desafios impostos pela implantação das políticas públicas de educação inclusiva, assegurando aos indivíduos as condições igualitárias de acesso educacional universalizado e com qualidade, mas que respeite a especificidade e a potencialidade de cada um. De acordo com a pertinente legislação regulamentadora, essa educação deve ser ofertada, preferencialmente, no ensino regular. Dessa forma, para o professor realizar um planejamento pedagógico que atenda a todas essas especificidades está cada vez mais desafiador. Em tempos de inclusão, as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula devem atender a um público cada vez mais diversificado. No caso do ensino regular, existe uma preocupação em formar profissionais da educação que garantam um ensino igualitário aos surdos que dividem com os ouvintes o mesmo espaço em sala de aula. O objetivo central deste trabalho está em propor encaminhamentos que auxiliem os acadêmicos, futuros professores, que cursam a disciplina de Língua Brasileira de Sinais, preparando-os para uma formação inclusiva nas escolas regulares de Educação Básica para Surdos. Assim, o trabalho torna-se relevante porque alia o conhecimento teórico sobre a inclusão dos surdos somando à formação prática em Libras. Espera-se, com isso, que o futuro professor possa estabelecer uma relação de interação com seus alunos surdos, adquirindo conceitos sobre a surdez, sobre o surdo, sobre sua identidade e cultura, e sobre as metodologias adequadas na educação dos surdos. Além de ampliar o conhecimento da Libras como língua natural dos surdos e redirecionar suas práticas para um ensino baseado na diferença e não na deficiência.Políticas Educacionais. Formação docente. Ensino de Libras.O ENSINO DE LIBRAS NA UNIVERSIDADE: POLÍTICAS, FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCATIVASDissertaçãoEnsino