FRANCIOLI, Fátima Aparecida de SouzaVIEIRA, André Luiz2025-05-062025/05/062025-05-062023/03/28https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/780O trabalho educativo tem-se mostrado como um grande desafio na Educação Básica brasileira, sobretudo quando se objetiva uma educação crítica que promova a formação de um ser histórico, plural, desalienado e ciente da necessidade de luta de sua classe, com vistas à libertação da alienação, emancipação. Nesse sentido, o problema de pesquisa que norteia o presente estudo de dissertação de mestrado, se centra na questão norteadora: “Como repensar as propostas didáticas do Livro de Registro de Classe Online (LRCO) para o componente curricular Língua Portuguesa sob o viés da Pedagogia Histórico-Crítica?”. Tendo em vista esta problemática, o presente estudo tem por objetivo analisar o Livro de Registro de Classe Online (LRCO) para o componente curricular Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental II. Para efetivação deste objetivo, o caminho metodológico percorrido pautou-se em uma pesquisa de abordagem qualitativa, e natureza básica, cujos procedimentos adotados consistiram de caráter bibliográfico e documental. A análise possibilitou repensar encaminhamentos educativos à luz da Pedagogia Histórico-Crítica para o componente curricular de Língua Portuguesa, com foco no desenvolvimento da leitura e no trabalho com o gênero crônica. Assim, a partir do estudo do LRCO, evidenciou-se que a base ideológica que os estruturam tem o mesmo caráter orientador dos livros didáticos, como a BNCC, com conteúdos apresentados de forma rarefeita e fragmentados que prezam o desenvolvimento de competências e habilidades, encaminhamentos didático-metodológicos estes que moldam o indivíduo às contínuas mudanças do mercado de trabalho e, consequentemente, de manutenção da hegemonia. Pensar criticamente tais materiais possibilitou também o desenvolvimento de uma proposta didática como uma via para a efetivação de um ensino pautado nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica para o componente curricular Língua Portuguesa a partir do gênero textual crônica. Conclui-se ressaltando a importância de se pensar criticamente o ensino e almejando que os encaminhamentos apresentados neste estudo possam orientar a didática em sala de aula a fim de que professores e professoras possam atuar contra toda e qualquer forma de alienação, em acordo com a perspectiva da política cultural contra hegemônica.Pedagogia Histórico-Crítica; Livro de Registro de Classe Online; Ensino de Língua Portuguesa.A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E O TRABALHO DOCENTE SOB A LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICADissertaçãoEnsino