SILVA, Ricardo Tadeu CairesSANTOS, Thiago Augusto dos2025-05-052025/05/052025-05-052020/02/27https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/734Esta dissertação tem como objeto central de investigação as produções dos professores de História desenvolvidas no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), entre os anos de 2007 a 2016, referente à História e Cultura Africana e Afro brasileira. O PDE é uma política pública de formação continuada levada a cabo pelo governo do Estado do Paraná com vistas a capacitar o quadro docente do magistério estadual. Por meio da análise qualitativa dos 303 artigos elaborados pelos professores de História dentro da aludida temática, investigamos se a lei n.º 10.639/03 vem sendo implementada satisfatoriamente nas escolas estaduais paranaenses. A análise das produções foi feita tomando como referência a nova historiografia sobre o negro no Brasil bem como a legislação federal e estadual afeta ao tema. Da análise dos trabalhos constatou-se que estes, em sua grande maioria, estão em consonância com esta nova historiografia bem como demonstram conhecer os diplomas legais e demais instrumentos normativos criados pelos governos federal e estadual para implementação da referida lei. Além disso, diversas produções apontam para o fato da existência da discriminação, do preconceito e do racismo no ambiente escolar paranaense, fato que só reforça a necessidade da continuidade das políticas públicas de formação e capacitação docente. Por fim, destacamos que as produções PDE História se constituem num rico material didático para se trabalhar a História e a Cultura africana e afro-brasileira nas escolas.História da África e da Cultura afro-brasileira; PDE- Paraná; formação docente; ensino; Lei n.º 10.639/03.HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO PARANAENSE: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES PDE DE HISTÓRIA (2007-2016)DissertaçãoEnsino