CYRINO, Márcia Cristina de Costa TrindadeCORRÊA, Eliana Pizani Leocádio2025-09-232025-09-232023-03-24https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/923A geometria é uma área da Matemática que é prevista para ser ensinada em todas as etapas da Educação Básica brasileira. Dadas as dificuldades que professores e estudantes têm no ensino e aprendizagem de conteúdos de geometria, a formação continuada (FC) se apresenta como uma possibilidade para sua superação. O objetivo desta investigação é mapear, descrever e discutir aspectos do ensino de geometria presentes em teses e dissertações brasileiras desenvolvidas no âmbito da formação continuada de professores que ensinam Matemática (PEM), publicadas entre 2011 e 2021. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de mapeamento. Para a constituição do corpus, foi realizado um levantamento de teses e dissertações em plataformas brasileiras, na área de ensino e educação, considerando-se palavras de busca relacionadas ao tema, do qual foram identificadas 288 investigações. A partir da leitura de partes das mesmas identificou-se as que efetivamente tratavam da formação continuada de professores que ensinam matemática na Educação Básica. A partir do qual foram selecionadas 20 investigações. Os resultados evidenciam que, em relação aos pontos de enfoque, são investigados quatro pontos de enfoque associados aos contextos, processos e ações de formação continuada de professores que ensinam matemática, a saber: conhecimentos mobilizados por professores nos processos de formação continuada; meios de problematizar o ensino de geometria nessas formações; aprendizagem de professores envolvidos nas formações; e suas concepções a respeito de aspectos do ensino de geometria. Nas formações continuadas desenvolvidas nas investigações, são explorados os potenciais da coletividade e do conteúdo geométrico para fomentar aprendizagens relacionadas aos conteúdos geométricos e a como ensinar geometria. Em relação às temáticas, nas investigações, são consideradas temáticas associadas: à história da origem dos conhecimentos geométricos; ao abandono da geometria na educação brasileira; e, aos indícios para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Investigar e discutir os aspectos que têm sido considerados pelas pesquisas a respeito do ensino de geometria na FC de PEM, dão indicativos para que programas de formação inicial e continuada de professores desenvolvam ações que promovam aprendizagens para o ensino de geometria na Educação Básica.Ensino de geometria; Formação continuada de professores que ensinam matemática; Mapeamento; Teses e dissertações.FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA: INDICATIVOS DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRASDissertação de MestradoEnsino