NOGUEIRA, Clelia Maria IgnatiusBADOCO, João Vitor2025-10-202025-10-202025-10-202025-04-29https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/931O ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental enfrenta diversos desafios, principalmente quanto à compreensão de conceitos matemáticos de forma contextualizada, atraente e relevante para os estudantes. Nesse contexto, os jogos vêm sendo reconhecidos como estratégias pedagógicas que permitem engajar, motivar e apoiar a aprendizagem, enquanto propiciam experiências lúdicas e significativas. A presente pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de um Documento de Design de Jogos (GDD) pedagógico, fundamentado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud, com o propósito de promover a construção e a consolidação de conceitos de estruturas aditivas por estudantes do 4o e 5o ano do Ensino Fundamental. Para alcançar essa meta, buscou-se, ainda, detectar os elementos necessários para o design de um jogo educativo destinado ao ensino de estruturas aditivas dos números naturais junto a essa faixa etária. A Engenharia Didático-Informática (EDI) desempenhou um papel essencial, orientandoDesign de Jogos. Ensino Fundamental. Mitologia grega. TCC.DESAFIO DOS DEUSES: GAME DESIGN DOCUMENT (GDD) DE UM JOGO PEDAGÓGICO A LUZ DA ENGENHARIA DIDÁTICO-INFORMÁTICADissertação de MestradoEnsino