França, Cyntia SimioniVedovato, Fábio2025-04-012025-04-012025-04-012021-07-26https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/576Compartilho uma pesquisa que buscou conhecer como os professores se relacionam com os patrimônios culturais, na cidade de Campo Mourão, no interior do estado do Paraná. É uma experiência que dialoga pelo itinerário de uma História com o público. (SANTHIAGO, 2016). O aporte teórico-metodológico de referência desta pesquisa pautou-se nas ideias de Edward Palmer Thompson e Walter Benjamin. Quanto ao conceito de patrimônio cultural, foi ampliado à medida que não ficou restrito aos bens físicos, mas a uma concepção que abrange as práticas subjetivas como saberes e fazeres nas suas mais variadas formas e expressões coletivas, permitindo novas possibilidades de interpretação do patrimônio, acolhendo a diversidade da existência humana e a pluralidade cultural dos grupos sociais (POULLOT,2009; CHOAY, 2001). Para colocar em ação a pesquisa, foram elaborados quatro Percursos Dialógicos que instigassem os professores a rememorarem as suas experiências vividas em diferentes tempos e espaços na interface com os seus patrimônios culturais. Os Percursos de Diálogos foram construídos com diferentes linguagens para potencializar a tessitura dos professores, entre elas: escritas (poesias, cartas, textos), imagens (cartões postais e fotografias), objetos pessoais e o uso de diferentes tecnologias. Os professores produziram conhecimento histórico tecido por meio do diálogo com as suas memórias, expressas em narrativas escritas e visuais. Tais narrativas foram reelaboradas pelo pesquisador em imagens monadológicas, ou seja, mônadas, aporte teórico-metodológico inspirado no filósofo Walter Benjamin (2007). O trabalho desenvolvido no diálogo com os professores nos possibilitou uma reflexão conjunta (ROVAI, 2018) por uma via da autoridade compartilhada (FRISCH, 2016). No caminho desta pesquisa, construída por vários braços, a partir das experiências vividas dos professores na cidade e com os patrimônios culturais, procurei superar a hierarquização entre a teoria e a prática, entre conhecimento e experiência, racionalidades e sensibilidades, memórias voluntárias e involuntárias, passado e presente (BENJAMIN, 1985; THOMPSON, 1981; GALZERANI, 2008). Percebo que rememorar as experiências vividas é compreender que homens e mulheres experimentam suas experiências como sentimento e lidam com esses sentimentos por meio da cultura (THOMPSON, 1981). Mais do que isso, a rememoração benjaminiana nesta pesquisa assumiu a dimensão política de modo a romper ao apagamento e silenciamento das leituras plurais da cidade, especialmente, dos patrimônios culturais.patrimônio cultural, memória e história pública.(Com)partilhando memórias de experiências de professores na interface com os Patrimônios Culturais.DissertaçãoHistória