MOLINA, Adão AparecidoPEDROSO, Gustavo Simonetti Alves2025-04-302025/04/302025-04-302020/02/29https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/723Esse trabalho busca contribuir para os estudos e investigações sobre a história da infância, tema ainda em fase de construção e organização na área de História, no Brasil. O objetivo foi realizar um levantamento sobre a história da infância nas produções acadêmicas de Mestrado e Doutorado da pós-graduação em História no Brasil, entre os anos de 2007 e 2017. Para tanto, fizemos uso de uma metodologia de estudos bibliográficos e documentais, sustentada por uma interpretação das mudanças nas estruturas sociais, que forneceram subsídio para a compreensão das transformações históricas, socioeconômicas e políticas dos séculos XX e XXI. O estudo usou como fonte o Banco de Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de onde se extraíram os resumos para a realização das análises de Dissertações e Teses. A pesquisa possui caráter quanti qualitativo, a fim de investigar quais são os referenciais teórico-metodológicos utilizados para se fazer pesquisa sobre a infância na pós-graduação em História no Brasil, no período circunscrito. Ao tratarmos sobre esse tema, levamos em consideração que o autor francês Philippe Ariès foi pioneiro nos estudos sobre a história da infância no século XX. Ele desenvolveu suas investigações por meio de um referencial teórico denominado de História das Mentalidades. Para atingirmos nossos objetivos, o trabalho encontra-se estruturado em três seções, além da introdução e das considerações finais. A seção dois inicia sua discussão a partir dos entendimentos sobre a História da infância; primeiro analisa o aparecimento da infância enquanto desenvolvimento histórico e, em seguida, descreve o aparecimento da infância no bojo do fazer historiográfico, enquanto objeto de investigação. Destaca como as transformações socioeconômicas e políticas oportunizaram a produção sobre o tema, na segunda metade do século XX, ocasionando possíveis avanços na pós-graduação em História no Brasil. A seção três estuda o desenvolvimento específico da pós-graduação em História no Brasil e as restrições e dificuldades provenientes da área para se pesquisar a história da infância. Apresenta, ainda, a quantidade de trabalhos sobre o tema, produzidos na pós-graduação, e as principais concepções teóricas adotadas para fundamentar as investigações sobre a Infância. A seção quatro realiza um estudo acerca da década de 1990, período no qual vimos uma intensificação das discussões sobre a infância no Brasil, sobretudo no momento em que existia uma grande movimentação para se instituir às crianças os direitos sociais, já garantidos na forma da lei. Foi possível observar na análise dos trabalhos que, a infância é discutida sob diferentes referenciais teóricos e a maioria das pesquisas aponta para os estudos sobre a criança em situação de risco e vulnerabilidade social. Esses temas foram os mais recorrentes nos trabalhos analisados, demonstrando que a infância que é objeto de pesquisa do historiador é a infância pobre, abandonada ou desvalida. Desse modo, os historiadores vêm estudando a criança a partir de sua inserção no contexto social. Assim, esperamos que esta pesquisa possa contribuir para o fortalecimento dos estudos sobre a história da infância na Pós-Graduação em História no Brasil.História; História da Infância; Pós-Graduação; HistoriografiaA História das Infâncias nas Produções da Pós-Graduação em História no Brasil de 2007 a 2017DissertaçãoEnsino