POLETTO, Fabio GuilhermeDEREVECKI, Daniel Dal Ponte2025-03-202025-03-202025-03-202021-07-16https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/516O presente trabalho procura estudar a fortuna crítica que se constituiu em torno da figura e da obra do compositor brasileiro Chico Buarque em seus primeiros anos de atuação, entre 1965 e 1968, conforme a visão construída a respeito dele através da cobertura jornalística praticada pelo Jornal do Brasil. Foram adotadas três estratégias metodológicas: pesquisa bibliográfica, análise musicológica e pesquisa documental. A primeira consistiu no levantamento do estado da arte a respeito da produção acadêmica sobre o compositor, o veículo noticioso e o período histórico em foco, que corresponde ao início do Regime Militar no Brasil. Por meio da segunda estratégia foram estudados aspectos de arranjo e composição existentes em algumas das obras do artista, que foram discutidas pela crítica do jornal. A terceira metodologia resultou na criação de dois catálogos de fontes primárias, um deles voltado exclusivamente a citações ao nome de Chico Buarque feitas pelo veículo e outro destinado a mapear a capilaridade de sua obra no mercado fonográfico. A hipótese principal discutida nesta pesquisa é a de que pudesse haver um direcionamento prioritariamente favorável a Chico Buarque na pauta do jornal, porque o artista consistiria num valor-notícia importante para o veículo, tendo em vista as posições defendidas pela crítica do jornal quanto ao debate estilístico vigente na música popular dos anos 1960.Chico Buarque, Jornal do Brasil, Jornalismo Cultural, Caderno B, Música Popular, Regime Militar Brasileiro.Chico Buarque, a canção de quem venceu: a construção de um artista pelo olhar do Jornal do Brasil em tempos de repressão 1965-1968DissertaçãoArtes