MILANI, Margareth MariaFERREIRA, Ana Paula Soares2025-10-2020/10/20252025-10-202022-12-12https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/933A proposta desta pesquisa é apresentar um paradigma fenomenológico dos processos de significação em música através das experiências e vivências de músicos, pianistas profissionais, que transitam entre linguagens idiomáticas distintas: música erudita, popular e jazz. Amparado pela semiótica, por se tratar de uma teoria arquitetada por meio da fenomenologia e da construção de sentidos e significados, este trabalho visa investigar, por intermédio de uma entrevista fenomenológica, como o indivíduo manipula, interpreta e corporifica o signo escrito, e averiguar as várias maneiras pelas quais as ferramentas para os processos de desenvolvimento das habilidades de improvisação e criação são arquitetadas e incorporadas no transitar entre diferentes idiomas musicais. O primeiro capítulo, com a contribuição de autores da linguística e da música (Eco, 2015; Rajagopalan, 2003; Laboissière, 2007; Pareyson, 1993; Kerman, 1987 e Hobsbawm, 2017; Nogueria, 2009; Boucourechliev, 1996; Domenici, 2013; Ryle, 1976; Lewis, 1996), apresenta uma visão panorâmica do conceito de interpretação, trazendo à reflexão a importância da aquisição de saberes que transcendem o signo escrito (uma vez que este apresenta limitações gráficas), e que são essenciais para o ato de interpretar, tais como: o conhecimento do contexto social, cultural e histórico em que a obra musical foi composta e o desenvolvimento de habilidades interpretativas por meio de processos aurais e orais, de improvisação e criação. Esses conhecimentos, unificados às subjetividades do intérprete, podem arquitetar uma interpretação consciente, singular e original. O segundo capítulo adentra à área da semiótica peirciana apresentando autores (Peirce, 2005; Santaella, 1983, 1995, 2012, 2017, 2019; Agawu, 2009; Martinez, 1999 e Tarasti, 2002; Ibri 1992) que propiciam a compreensão do contexto teórico da teoria de Peirce, através da perspectiva do Pragmatismo e da Teoria da Abdução e sua relação com os processos musicais, abarcando os significados emergentes na manipulação do signo escrito (partitura), e no momento da prática de improvisação e invenção entre linguagens distintas no ato performático. O terceiro capítulo traz a metodologia estruturante da pesquisa, cuja coleta de dados foi realizada por intermédio de uma entrevista fenomenológica (Ranieri e Barreira, 2010), que primeiramente, foi transcrita integralmente, trazendo as narrativas de cada participante e propiciando um panorama preliminar e abrangente da temática exposta e dos prováveis percursos para a análise de conteúdo. O capítulo quatro traz a análise e interpretação dos dados emergentes da pesquisa a partir de uma análise de conteúdo (Bardin, 1977). Estes dados estão estruturados no formato de diagramas que apresentam categorias temáticas organizadas em função dos conteúdos abordados na entrevista. As narrativas de cada participante e de todo o grupo, foram contrapostas com os conceitos apresentados nos dois capítulos de revisão de literatura, tendo por objetivo, conhecer e apreender os diversificados significados musicais presentes nas experiências de cada sujeito e os processos elaborados e percorridos por estes indivíduos na interpretação e na performance, mediante o transitar entre linguagens musicais distintas e as idealizações na construção e corporificação do signo. Os dados compilados revelam a multiplicidade de significados do transcorrer idiossincrático e genuíno de uma formatividade musical performática, que se constitui através do transitar entre as linguagens da música erudita, popular e do jazz, e por meio da conjunção do percurso que cada participante estabelece entre as suas experiências intrínsecas e empíricas, com os contextos culturais e sociais aos quais pertencem.experiência fenomenológica e semiótica, signo, significado e interpretação, música erudita, popular e jazz, improvisação e criação, performanceO transitar pianístico entre linguagens idiomáticas distintas: aspectos fenomenológicos, performáticos, seus significados e sentidosDissertaçãoArtes