TOGNATO, Maria Izabel RodriguesSOUZA, Ednéria Martins Ferreira de2025-02-1919/02/20252025-02-192019/03/15https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/331Considerando as possíveis relações entre o perfil, as expectativas de estudantes e as propostas de um Curso Técnico Integrado em Informática de um campus do Instituto Federal do Paraná, visamos discutir a Formação Técnica Integrada ao Ensino Médio. A fim de considerar a complexidade do objeto investigado, buscamos, por meio da pesquisa interdisciplinar, envolver algumas áreas, tais como a sociologia, a psicologia, a línguística e a educação, a fim de compreendermos alguns conceitos, tais como desenvolvimento humano e social, educação pelo trabalho e para o mundo do trabalho, Educação Profissional Técnica de Nível Médio. No que tange à metodologia de pesquisa, como procedimentos de coleta de dados, analisamos questionários de estudantes e seus perfis por meio de informações socioeconômicas, dentre outras, obtidas a partir de registros acadêmicos, além de documentos que orientam os trabalhos da instituição quanto aos objetivos e às finalidades propostos para a formação do estudante no curso investigado. No que se refere aos procedimentos de análise, pautamos nossos estudos na Teoria da Complexidade, ao tratar dos princípios dialógico, hologramático e de organização recursiva, na Psicologia Histórico-Cultural, a fim de compreendermos o contexto histórico e social mais amplo do contexto investigado e a formação e o desenvolvimento humano pelo trabalho, e no Interacionismo Sociodiscursivo, ao propor análise de mecanismos de textualização e de conteúdo temático nos dados obtidos. Os resultados deste estudo apontam para uma compreensão de que as relações entre o perfil, as expectativas dos estudantes e as propostas do curso investigado constituem-se à medida que o curso propõe formação profissional, humana e crítica de forma integrada e multidimensional e os estudantes almejam uma formação que os possibilite atuar, contribuir e transformar a sociedade em que vivem, por meio dos conhecimentos e dos aprendizados adquiridos mediante o curso, expressando um perfil crítico e participativo no contexto em que se inserem. Assim, ao considerarmos que os estudantes se autoproduzem ao agir na sociedade e transformá-la, transformando-se a si mesmos, evidenciamos, neste estudo, a importância de considerar os estudantes sujeitos ativos no processo de ensino e de aprendizagem. Por essa razão, sua colaboração é fundamental na construção de novas propostas para o curso e para sua própria formação.Formação Técnica Integrada, desenvolvimento humano, pesquisa interdisciplinarPerfil e Expectativas de Estudantes no Contexto da Formação Técnica Integrada: reflexões em discussão.DissertaçãoInterdisciplinar