Bertoldi, Andréa Lúcia SérioRISKI, Francieli Dombroski2025-06-232025-06-2310/29/2024https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/836Esta pesquisa intitulada “Altas Habilidades/Superdotação: desconstruir mitos e construir caminhos para a inclusão escolar” tem como área de concentração a Educação Inclusiva, na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva. O objetivo foi promover a desmistificação de conceitos atrelados às Altas Habilidades/Superdotação, a partir da concepção de professores da Educação Básica, mais especificamente do Ensino Fundamental I, quanto ao processo de identificação e atendimento aos(às) estudantes com Altas Habilidades/Superdotação dentro do contexto escolar. Este estudo está fundamentado em teóricos que contextualizam e conceituam as Altas Habilidades/Superdotação, tratam das características do(a) estudante com Altas Habilidades/Superdotação, elucidam os mitos presentes nesse contexto e discorrem sobre o atendimento, a formação docente e os desafios da Educação Inclusiva no contexto das Altas Habilidades/Superdotação, como Alencar e Fleith, Chempcek, Delou, Martins, NegrAltas Habilidades/Superdotação, Educação Inclusiva, Identificação, Formação de professores.Altas Habilidades/Superdotação: desconstruir mitos e construir caminhos para a inclusão escolar.High Abilities/Giftedness: deconstructing myths and building paths to school inclusion.DissertaçãoÁrea da Educacão Basica