POLETTO, Fabio GuilhermeGOMES, Fábio Lima Marinho2025-01-312025-01-312025-01-312023-07-07https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/155Este trabalho analisa as sonoridades dos LPs Coisas (1965) e Maestro (1972) de Moacir Santos (1926 – 2006), enfocando aspectos rítmicos, instrumentais, formais e harmônicos, percebidos por meio de audições e transcrições dos fonogramas. Em complemento à análise dos componentes musicais, também são abordados os aspectos visuais dos LPs, em conjunto com depoimentos do compositor. Esses dados e as análises produzidas a partir deles objetivam estabelecer conexões entres os discursos verbais com os aspectos aurais e visuais dos discos. Por meio dessas análises, a investigação busca apresentar um conjunto de evidências com potencial para contribuir criticamente na reflexão sobre as possibilidades de escuta e compreensão da obra de Santos. O trabalho explora a noção de dupla dimensão que envolve os LPs, articulada nos âmbitos aurais e visuais, tornando possível a formulação hipotética geral de que a obra de Santos remete a uma estética musical afro diaspórica.Música Popular; Sonoridade; Moacir Santos; LP Coisas; LP MaestroMoacir Santos e as sonoridades dos LPs Coisas e MaestroDissertaçãoArtes