SCARDUELLI, FabioCOSTA, Daniel Ricobom2025-03-172025-03-172025-03-172023-07-14https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/470A presente pesquisa apresenta uma nova proposta de digitação ao violão para o Estudo nº1 (1958), de Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993), utilizando a Teoria da Digitação de Alípio (2014) para contornar ou mesmo sanar dificuldades técnicas e idiomáticas que a obra possui. A pesquisa segue um protocolo de instâncias para formar o Cenário Digitacional conforme o modelo de Alípio (2014) e, partindo da análise da obra efetuada por Pereira (2011), divide o estudo em 5 trechos. Além disso, explora o uso de recursos idiomáticos ao violão, embasados nas classificações de Scarduelli (2007) e Kreutz (2014), abordando problemáticas de natureza técnica e idiomática e, quando possível, resolvendo-as. Este estudo de caso de natureza qualitativa analisa tanto a digitação produzida pelo projeto quanto a do manuscrito, elencando múltiplas alternativas digitacionais e elucidando as implicações de cada abordagem na manutenção de aspectos texturais, melódicos, técnicos e idiomáticos na performance da peça.Violão, Teoria da Digitação, Idiomatismo Violonístico, Práticas Interpretativas, Estudo nº1 de Camargo GuarnieriEstudo n. 1 para violão de Camargo Guarnieri: uma proposta de digitaçãoDissertaçãoArtes