FRANCIOLI, Fátima Aparecida de SouzaABRAHÃO, Regiane2025-04-302025-04-302019/02/26https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/713A presente pesquisa foi motivada pelo nosso desejo de compreender como alunos que vivenciam diferentes processos de realidades se apropriam dos significados das palavras. A linguagem é uma importante função psíquica superior e também um importante instrumento de mediação do ser humano, pois, desde que nascem, as crianças a assimilam como um produto sócio - histórico e usam-na para analisar, generalizar e codificar suas experiências. É importante ressaltar que as funções psíquicas superiores, são desenvolvidas nas práticas básicas da atividade do sujeito, influenciadas diretamente pela cultura existente no meio em que vive. Sob os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, observamos como as funções psíquicas superiores, que são de origem sócio - históricas, se manifestam na consciência humana. Nesse aspecto, o objetivo foi o de buscar investigar se, o processo de realidade em que a escola está inserida pode influenciar na diferenciação de apropriação de significados de palavras, por parte dos alunos que ali frequentam. Para tanto, realizamos um estudo com alunos do 9º ano do ensino fundamental, em duas escolas localizadas em diferentes localidades, sendo: uma escola pública, localizada em um bairro de comunidade carente de assistências públicas e doações, e outra escola particular, localizada no centro da cidade, em que o perfil da comunidade não é carente de assistências públicas e doações. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de instrumento de coleta de dados contendo uma sequência com 10 palavras (retiradas dos livros didáticos), 6 perguntas sobre seu grau de leitura e acesso à internet e 6 figuras geométricas para identificar os significados. Para atender ao que foi proposto, dividimos a pesquisa em quatro seções: contando a introdução como a primeira seção; na segunda seção abordamos a Teoria Histórico-Cultural, que preconiza basicamente que a humanidade apresenta mudanças em seu desenvolvimento psíquico de acordo com o processo de apropriação cultural humana, mas só podemos compreender tal desenvolvimento como algo que ocorre por meio das relações sociais de inserção do indivíduo na cultura. Tal inserção possibilitará o desenvolvimento das funções psíquicas superiores como: atenção, sensação, memória, percepção, imaginação e linguagem. Na terceira seção discutimos a teoria histórico-cultural e a relação entre linguagem e pensamento; os instrumentos e signos como mediadores do conhecimento; a palavra como signo da linguagem; os conceitos espontâneos e conceitos científicos, finalizando a seção com o estudo dos conceitos de generalização e abstração. Na quarta seção, realizamos os encaminhamentos teóricos metodológicos para a pesquisa de campo, relacionando-os ao aporte da Teoria Histórico-Cultural. Para isso, tomamos como referência princípios da investigação experimental aplicada por Luria na década de 1930. Os resultados evidenciaram a validade de que quanto mais acesso o aluno tiver aos conhecimentos academicamente elaborados, maior será seu desenvolvimento psíquico; melhor e mais adequadamente ele utilizará as palavras como representantes dos significados abstratos que deseja utilizar.Psicologia histórico-cultural. Linguagem e pensamento. Palavra.LINGUAGEM E PENSAMENTO NA PSICOLOGIA SOVIÉTICA: UM ESTUDO SOBRE OS SIGNIFICADOS DAS PALAVRAS EM DIFERENTES PROCESSOS DE REALIDADESDissertaçãoEnsino