STECZ, Solange StraubWisnievski, Roberta2025-02-112025-02-112025-02-112022/04/19https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/277A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) exigiu a criação de grupos de trabalho nos estados brasileiros a fim de realizar a (re)organização dos currículos do ensino básico. No Estado do Paraná, a BNCC deu origem ao Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações, o que impactou diferentemente as áreas e disciplinas escolares. Consequentemente, a disciplina de Arte que contempla as linguagens artísticas e, inclusive, o Audiovisual, passou por um processo de adequação nesses documentos. Tendo em vista esse cenário, o presente trabalho propõe uma análise dos documentos gerados pela BNCC que orientam os currículos das escolas públicas do Estado. No campo artístico e, em especial, o ensino e a inclusão do Audiovisual nestes documentos, desde a primeira versão da BNCC até a terceira, houve a mobilização dos estados para readequação de seus currículos. Além disso, em função de um recorte espaço-temporal, definiu-se como foco os documentos curriculares adotados para os anos finais (6º aos 9º anos) do ensino fundamental. Assim, esta pesquisa bibliográfica e de análise documental pretende delinear tanto questões específicas sobre o ensino do Audiovisual quanto como sua prática vem sendo efetivamente contemplada nesses documentos.BNCC; Referencial Curricular; Audiovisual.O AUDIOVISUAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ: PRINCÍPIOS, DIREITOS E ORIENTAÇÕESDissertaçãoARTES