VAGETTI, Gislaine CristinaALMEIDA, Alessandro Dino de2025-03-172025-03-172025-03-172024-07-30https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/464As escolhas feitas em todos os aspectos da vida do ser humano são baseadas em motivações, e tem a influência do meio em que cada indivíduo vive. Uma das escolhas importantes a ser feita é qual o curso que se pretende cursar na faculdade. Essa importância se deve ao fato de geralmente, esse curso determinar a atividade profissional a ser exercida ao longo da vida, podendo ter motivações para a escolha, influências oriundas do seio familiar, como por exemplo, a profissão do pai ou da mãe, ou ainda, por uma admiração de alguém em que possa espelhar-se. Dado o cenário atual das atividades a serem exercidas por pessoas que escolheram fazer o curso superior em música, e a crescente diminuição da procura por esses cursos, sendo o objeto em estudo, especificamente instrumentos musicais da família dos de metais, o objetivo desta pesquisa foi investigar as motivações dos estudantes de música nas igrejas evangélicas de Curitiba, em relação à escolha do curso superior em música, especificamente em um dos instrumentos musicais da família dos metais, a saber: trompete, trompa, trombone e tuba. Metodologia: Este estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória, narrativa pelo método qualitativo, por meio de entrevistas semiestruturadas, em igrejas evangélicas de Curitiba, que tem em suas liturgias de culto o uso da música, especificamente com a utilização de instrumentos da família dos metais. Para definir o universo da pesquisa e para caracterizar os participantes, foi aplicado um questionário sociodemográfico com a finalidade de identificar e caracterizar o público participante da pesquisa. Adicionalmente foi realizada uma entrevista semiestruturada, de tal forma a atingir o objetivo de entender os aspectos motivacionais dos entrevistados para escolher o curso de música para cursar na faculdade. Análise de Dados: Por ser uma pesquisa qualitativa, os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, tendo como base a metodologia de análise de conteúdo temática, proposta por Laurence Bardin (1977), a partir da transcrição das entrevistas com os nove participantes sendo categorizados de acordo os temas do roteiro da entrevista. Resultados: A análise trouxe as perspectivas dos participantes, desde a decisão por estudar música, passando pela escolha do instrumento, desafios em estudar seus instrumentos, até a possibilidade de cursar a faculdade de música, revelando as motivações de cada um nessa jornada musical. Espera-se com esta pesquisa compartilhar as perspectivas e motivações destes estudantes de música em igrejas evangélicas de Curitiba e contribuir para o crescimento dos cursos superiores de música, além da formação musical nos ambientes em que a pesquisa foi realizada.Motivação, Educação Musical, Ensino Superior. Música, UniversidadeMotivação para a escolha do Curso Superior em Música por músicos estudantes em igrejas na cidade de CuritibaDissertaçãoArtes