PERIN, Conceição Solange ButionBISCOLA, Talita Gabriela Alda2025-04-302025/04/302025-04-302020/02/27https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/730A presente dissertação se insere na linha de pesquisa Educação, História e Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar – PPifor, e busca investigar em que medida o livro de Literatura Infantil A Geografia de Dona Benta (2013) do autor Monteiro Lobato (1882/1948), pode ser utilizado como um recurso didático no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), contribuindo com o processo de ensino/aprendizagem, de maneira que os conteúdos adquiram significados no cotidiano dos discentes, estando em acordo com o que é proposto pela BNCC. O objetivo geral é propor o uso da Literatura Infantil como um recurso didático para o Ensino de Geografia. Os objetivos específicos são: Compreender o papel que a Literatura exerce na construção do Conhecimento Geográfico; Entender a mensagem que Monteiro Lobato buscava disseminar pelo seu livro A Geografia de Dona Benta; Demonstrar como e em quais momentos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) A Geografia de Dona Benta pode ser melhor utilizada. Para a realização da investigação, foram efetuadas pesquisas de caráter bibliográfico e documental. O suporte teórico inicial do estudo se baseia nas reflexões dos autores Monteiro (2002), Lajolo (1981, 1988, 1999, 2009, 2018), Zilberman (2003), Vasconcellos (1982) e Penteado (2011). No decorrer do trabalho foi possível verificar que a Literatura pode ser utilizada como um complemento no ensino de Geografia, não como a sua única fonte, e que seu uso requer cuidados, pois os conhecimentos dos livros de Literatura são datados. A revisão dos trabalhos demonstrou que o uso da Literatura Geral e Infantil como recurso didático auxilia na aprendizagem dos discente em diversas disciplinas. A abordagem sobre a vida de Monteiro Lobato e o contexto histórico e político do período em que foi escrita A Geografia de Dona Benta possibilitou o entendimento acerca das mensagens e intenções do autor para o entendimento do seu conteúdo. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, espera se que o ensino de Geografia leve o aluno a pensar espacialmente, o que também ocorre pela Literatura. Assim, considerou-se válido o uso do livro proposto como um recurso didático, pois ele permite pensar espacialmente e realizar analogias entre os conteúdos científicos e a vida cotidiana dos discentes, ao fazer aproximações pela fantasia.Ensino de Geografia; Literatura Infantil; Monteiro Lobato; Recurso Didático.A LITERATURA INFANTIL DE MONTEIRO LOBATO COMO PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIADissertaçãoEnsino