HAHN, Fábio AndréFARIA, Alex Vinicius2025-02-1111/05/20252025-02-112021/03/17https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/260Visando compreender as contribuições da metodologia WebQuest para o ensino no uso das tecnologias digitais e da internet. Esta dissertação investigou estudantes do 4º ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Paraná – Campus de Assis Chateaubriand, a partir da aplicação do material didático-pedagógico desenvolvido na pesquisa e de seus resultados. O objetivo da pesquisa é, por meio da investigação descritiva-exploratória, avaliar como a diversificação de tarefas na metodologia WebQuest podem contribuir no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia WebQuest foi desenvolvida para explorar os recursos disponíveis na internet por meio da investigação orientada de temáticas definidas pelo professor, em que a proposição da tarefa é uma das etapas mais importantes. Portanto, foram elaboradas três tarefas: um game, uma carta e um desenho. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: aplicação de questionário pelo google formulários; desenvolvimento do material didático pedagógico e aplicação do material. Para avaliação dos resultados da pesquisa do material didático-pedagógico produzido e da metodologia WebQuest empregada foi utilizada análise descritiva e cruzada de modo a identificar as relações entre as tarefas propostas. Como resposta ao problema de pesquisa, identificou-se que o uso de tarefas diversificadas e complementares na metodologia WebQuest possibilitaram resultados satisfatórios na mobilização de diferentes saberes e experiências no processo de ensino-aprendizagem a partir do material didáticopedagógico proposto.Tecnologias Educacionais, WebQuest, Ensino MédioTecnologia digital e metodologia WebQuest: uma proposta de material didático-pedagógicoDissertaçãoInterdisciplinar