ANSAY, Noemi NascimentoBIANCA, Mariane Tonolli Della2025-04-072025-04-0702/10/24https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/628A presente pesquisa foi elaborada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI na Universidade Estadual do Paraná, na linha de pesquisa: Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. O tema pesquisado discute sobre o Profissional de Apoio (PA) no atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Rede Municipal de Curitiba. O objetivo geral desse trabalho é analisar a atuação do profissional de apoio na Rede Municipal de Curitiba no atendimento do estudante com TEA e os específicos são: apresentar as políticas púbicas que regulamentam o Profissional de Apoio no atendimento de estudantes com TEA; descrever a contratação desse profissional na Rede Municipal de Curitiba; registrar dados sobre o trabalho colaborativo entre profissional de apoio (PA) e o professor (a) regente (PR) e elaborar um recurso educacional no formato eBook evidenciando práticas pedagógicas para o profissional de apoio, professor regente e escola no atendimento de estudantes com TEA. Assumimos como pressuposto que apesar das políticas públicas regulamentarem a quais estudantes se destinam o trabalho desse profissional, há diversas interpretações da lei e de como deve ser a atuação desse profissional. Para tal análise adotamos como metodologia de investigação, uma abortagem qualitativa, iniciando com uma pesquisa bibliográfica, seguida da aplicação de um questionário, por meio de um formulário em aplicativo de gerenciamento de pesquisas. Os participantes da pesquisa foram professores regentes e profissionais de apoio de três escolas municipais com estudantes com Transtorno do Espectro Autista. As categorias analisadas foram: os aspectos relacionados a formação que o PA deve receber; a implementação da Lei Berenice Piana na Rede Municipal de Curitiba; o trabalho colaborativo entre professor e profissional de apoio e à concepção do PR e do PA quanto a atuação do PA. As respostas dos questionários foram analisadas a partir dos estudos de Bardin (2016), por meio da análise de conteúdo. Os resultados encontrados demonstram a necessidade de formação para atuação do PA, a importância do trabalho colaborativo entre os profissionais PA e PR, o desconhecimento da legislação referente ao direito de um PA pelos participantes e a concepção de que o PA é fundamental para que a inclusão aconteça. A partir dos resultados foi elaborado um recurso educacional no formato de eBook evidenciando práticas pedagógicas para o PA que contribuam para o desenvolvimento da função. Ressalta-se que o projeto de pesquisa foi aprovado pelo comitê de ética da Unespar, Parecer nº 6.096-784, em de 02 de junho de 2023 e pelo comitê de ética da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Parecer nº 6.508.917, em 16 de novembro de 2023.Profissional de Apoio. Inclusão Escolar. Transtorno do Espectro Autista. Educação BásicaO Profissional de Apoio no atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista na Rede Municipal de Curitiba.DissertaçãoÁrea da Educacão Basica