ARAÚJO, Renan BandeiranteMARCON, Jakeline Plácido2025-04-282025/04/282025-04-282017/04/06https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/679A presente dissertação tem como finalidade compreender o perfil profissional/social do docente do Colégio Sesi PR e sua relação histórico-social com aspectos da reestruturação produtiva que emergiu no Brasil após os anos 1990. Para efeito do desenvolvimento desta pesquisa procuramos no materialismo histórico-dialético os fundamentos para a explicação do objeto de estudo. Identificamos os processos num movimento de abstração que vai para além da aparência e das factualidades, método que nos possibilitou desvendar as estruturas econômicas, sociais e políticas da formação para o trabalho na perspectiva da valorização do capital tal qual se caracteriza o ensino médio do Sesi. No desenvolvimento da pesquisa apreendemos que as habilidades e formações exigidas do professor do ensino médio do sistema indústria são intrínsecas ao processo sistêmico do corolário flexível de caraterística predominantemente toyotista, no qual a educação e, por consequência, o professor são convocados a formar um perfil de trabalhador correlato à nova ideologia de formação de capital humano, conceito tecnicismo que reiventado fundamenta-se na teoria do aprender a aprender. Desta forma, concluímos que na mesma medida em que a atuação docente exigida pelo Sistema S, busca adaptar os jovens para as novas circunstâncias do mundo do trabalho, ele deve adaptar-se às condições reestruturadas do trabalho flexível e suas contradições do tempo presente.Educação; Trabalho flexível; Formação docente; Sesi PR.EDUCAÇÃO E TRABALHO FLEXÍVEL CONTEMPORÂNEO: O PERFIL PROFISSIONAL E SOCIAL DO DOCENTE DO COLÉGIO SESI PRDissertaçãoEnsino