BORGES, Álvaro HenriquePINTO, André de Souza2025-03-192025-03-192025-03-192023-09-26https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/499O presente trabalho buscou entender como o trompetista que atua na orquestra sinfônica se relaciona com o excerto orquestral em sua preparação. Também se procurou compreender como este músico utiliza desses conteúdos (excertos orquestrais) em sua prática pedagógica. Tendo como referencial teórico Harald Jorgensen e seu ensino da prática através de estratégias de preparo, buscou-se levantar as estratégias utilizadas por profissionais no preparo dos excertos, através de uma autorregulação da aprendizagem. Para isso, no primeiro capítulo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica onde se levantou o estado da arte acerca dos excertos orquestrais na cademia brasileira. No segundo capítulo, foram realizadas entrevistas com trompetistas de orquestras sinfônicas brasileiras, que atuam em diversos níveis pedagógicos (desde a formação inicial, até o ensino superior), com o objetivo de entender como se relacionam, quais estratégias utilizam no preparo dos excertos e as diferenças que enxergam no trabalho com os excertos durante a formação e no trabalho dentro da orquestra. No último capítulo através de uma dissertação, confrontou-se a experiencia do pesquisador e os dados obtidos nos capítulos anteriores levantando-se as principais estratégias para o preparo dos excertos orquestrais e as diferenças encontradas nas diferentes fases dos músicos, de sua formação e em sua profissionalização dentro da orquestra sinfônica.Trompete, Trompetistas, Orquestra sinfônica, Excerto orquestral, Estratégias de preparoExcertos orquestrais e o trompete: estratégias para o preparo e utilização pedagógicaDissertaçãoArtes