GASPAR NETO, FRANCISCO DE ASSISSZYMANSKI, MARCEL LEANDRO2025-02-042025-02-042025-02-042023/05/31https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/181A presente pesquisa tem como objeto de investigação a performance [escrevedor de histórias] – realizada entre os anos de 2016 e 2019, na cidade de Curitiba e em seis Comunidades Remanescentes Quilombolas do Paraná – e as duas publicações que a compõe (desdobramentos em livro), para compreender o lugar ou o não-lugar de narrativas afro-diaspóricas nas artes da cena, especificamente no teatro profissional Curitibano deste período (2016 à 2019), correspondente a um recorte do meu próprio exercício profissional, para identificar como a proposição da performance em questão, ao buscar o aquilombamento como processo artístico, se caracteriza como contribuição para o que chamo de desapagamento da cultura afro-diaspórica na cena artística curitibana, diante do apagamento de suas narrativas. Sob uma análise autoetnográfica, pretende-se realizar um estudo de caso da performance e suas duas publicações para identificar articulações com as contribuições do conceito de Escrevivências, da linguista e escritora brasileira Conceição Evaristo; de Quilombo, da historiadora brasileira Beatriz Nascimento; da Poética da Relação, proposta pelo escritor martinicano Édouard Glissant e da Performance Fugitiva, pensada pelos teóricos americanos da performance negra, Fred Moten e Stefano Harney e – juntamente com o referencial bibliográfico sobre o tema – pensar processos de subjetivação que constituem os processos criativos da negritude e que se inserem como micropolítica frente à história oficial que rege o status quo colonial das artes da cena na cidade de Curitiba.Teatro Negro; Artes da cena; Curitiba; QuilomboPERFORMANCE [ESCREVEDOR DE HISTÓRIAS]: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESAPAGAMENTO DA CULTURA AFRO-DIASPÓRICA NA CENA ARTÍSTICA CURITIBANADissertaçãoARTES