ARAÚJO, Renan Bandeirante deCALDAS, Gabriel Ribeiro2025-05-062025/05/062025-05-062023/04/28https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/786O conhecimento químico instituiu-se como fundamental para o avanço técnico e científico na modernidade, sendo essencialmente incorporado aos processos de desenvolvimento industrial em todo mundo. No capitalismo, o Ensino de Química progride a partir do vínculo entre o conhecimento químico e os processos produtivos, em outras palavras, pode-se compreender que o Ensino de Química avança em consonância com o desenvolvimento técnico-científico. Sendo assim, este trabalho visa situar o Ensino de Química na sua correlação com o desenvolvimento econômico brasileiro de modo a compreender os fatores de desarticulação entre a Ciência, em especial, a Química, e o processo formativo na Educação Básica através de um estudo de caso da rede estadual de educação do Paraná. Nesse sentido, a questão orientadora que guia a presente dissertação de mestrado refere se à desarticulação da disciplina de Química nos currículos formativos referenciados pela BNCC. Tendo em vista essa problemática o presente estudo tem por objetivo analisar o processo histórico de desenvolvimento do Ensino de Química e suas relações com os diferentes projetos de desenvolvimento nacional ao longo dos séculos XX e XXI. O caminho metodológico percorrido fundamentou-se em uma revisão bibliográfica e documental de carácter qualitativo. A análise possibilitou demonstrar que a inserção dos ideais neoliberais e mercadológicos na educação descaracterizaram a disciplina de Química, secundarizando seus conhecimentos quais assumem, nos currículos norteados a partir da BNCC, uma natureza adjutória das demais Ciências.Ensino de Química, Trabalho Docente, BNCC.A BNCC DO ENSINO MÉDIO E O ENSINO DE QUÍMICA NO PARANÁDissertaçãoEnsino