TEIXEIRA, Rafael TassiPEREIRA, Junio2025-02-262025/02/262025-02-262024/04/19https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/416A investigação tem como objetivo analisar como o filme O filho de Saul (2015) de László Nemes utiliza elementos visuais, sonoros e narrativos para representar a desfiguração do protagonista dentro do contexto do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau em 1944. Portanto, a pesquisa se debruça sobre os pensamentos de Emmanuel Lévinas e as contribuições de Judith Butler sobre a importância do rosto enquanto responsabilidade ética e as implicações de sua negação, e por consequência, sua desfiguração, conforme a definição de Eveline Grossman. Também conta com Jacques Aumont para destacar o papel do rosto no cinema, enfatizando o close-up, e Primo Levi, David Le Breton, Hans Belting, George DidiHuberman para examinar a representação do rosto humano e sua desumanização nos campos de concentração durante o extermínio nazista.rosto, desfiguração, cinema.UM ROSTO DESFIGURADO NO INFERNO EM O FILHO DE SAULDissertaçãoARTES