LESNOVSKI, Ana Flávia MerinoRIBEIRO, Bruno2025-02-1919/02/20252025-02-192021/03/18https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/338O objeto dessa pesquisa é meu processo criativo, no qual busco o desenvolvimento de obras pós-pornográficas nas linguagens do vídeo e do GIF pensados no ambiente online. Embasado principalmente pela publicação de Laura Milano (2014), nesse processo considera-se que a pós-pornografia pode ampliar as formas de representar o desejo, beneficiando o protagonismo de corpos desviantes. O conteúdo teórico investigado nesse estudo tem a função de expandir meu repertório e organizar o pensamento criativo. Desse modo, primeiramente contextuo o pornô gay no audiovisual, onde identifico a recorrência da mostração no início e na metade do século XX, característica que se perde na transição para o modelo heteronormativo e coitocentrado adotado a partir dos anos 1970 no processo de industrialização da pornografia. Sigo discutindo sobre como o pós-pornô surge no final dos anos 1980 em oposição a esse modo limitado de retratar o desejo, buscando uma ressignificação através das produções amadoras promovidas pelos sujeitos desviantes. É nesse sentido que as tecnologias de registro e distribuição online adentram o debate, resgatando a espetacularização do corpo através de obras em vídeo e em GIF publicadas em plataformas digitais como o Tumblr e o Twitter. Ao observar a pornografia amadora produzida nesse contexto, apresento o meu trabalho prático desenvolvido a partir da articulação desses temas.Processo criativo; Pós-pornografia; Autogestão; Internet.PROCESSOS DE CRIAÇÃO PÓS-PORNÔ: AUTOGESTÃO, EXIBICIONISMO E INTERNETDissertaçãoARTES