MELLO, Cleverson MolinariZANCO, Patrícia Tozzo da Silva2025-02-062025-02-062025-02-062022-11-30https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/224Esta pesquisa objetiva apresentar os principais desafios e dificuldades encontrados, nos períodos letivos de 2020 e 2021, pelos professores da disciplina de estágio supervisionado dos cursos de licenciatura da UNESPAR, Campus de Campo Mourão- PR, a partir do processo de migração do ensino presencial para o ensino remoto emergencial no Ensino Superior, em um contexto de pandemia em função do Covid-19, que exigiu isolamento e distanciamento social, sendo necessário, o uso de plataformas digitais de ensino. Para isso, fundamentamos nossa investigação na perspectiva da Pesquisa Interdisciplinar, na Teoria da Complexidade, no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), bem como em estudos relacionados à temática em foco. Quanto aos procedimentos metodológicos, para fins de coleta de dados, utilizamos, além de estudos bibliográficos e de documentos institucionais, questionário online aos docentes formadores dos cursos de licenciatura do Campus de Campo Mourão da UNESPAR via Google Forms, envolvendo as áreas de Letras – Português/Inglês, Pedagogia, História, Geografia e Matemática, a fim de apontar os elementos que constituíram o ensino remoto emergencial no contexto de formação docente em tempos de pandemia, bem como suas contribuições e desafios.Ensino remoto. Pandemia. Ensino Superior. Formação docente. Estágio Supervisionado.Ensino remoto e pandemia no contexto da universidade pública: um desafio para o estágio supervisionado na formação docenteDissertaçãoInterdisciplinar