PERIN, Conceição Solange ButionMUNHOZ, Maria Luiza da Luz2025-05-062025/05/062025-05-062023/09/18https://repositorio.unespar.edu.br/handle/123456789/791Esta pesquisa analisa a proposta de educação para a sociedade do século XIII por meio da obra Doctrina Pueril do filósofo catalão Ramon Llull (1232-1316). O trabalho de caráter bibliográfico foi desenvolvido a partir de uma abordagem histórica, fundamentada na História Social e no conceito de longa duração. Compreendendo o vínculo existente entre o presente com o passado, é possível refletir sobre questões que perpassam períodos históricos e explicam o homem na sua totalidade. Entendemos que não podemos desvincular o passado da nossa existência, pois, algumas questões, apesar de atenderem exigências diferentes, permanecem como prioridade da formação humana, como exemplo, a necessidade do ‘pensar e do agir’ social. Partindo desse pressuposto teórico metodológico, baseamos a investigação na obra Doctrina Pueril e alguns estudiosos da Idade Média, como: Marc Bloch (1866-1944), Jacques Le Goff (1924-2014) e outros. Na obra supracitada, Lllull descreve instruções acerca da educação da criança que considerava essenciais para a formação humana. Para tanto, o autor aborda sobre as questões religiosas, biológicas e intelectuais, pois para ele o homem se desenvolvia mediante modelos e ensinamentos que eram internalizados. Dessa maneira, o autor se propõe a realizar uma observação sobre aspectos religiosos e biológicos necessários para o desenvolvimento do intelecto, visando que a junção desses três princípios geraria a reflexão sobre as virtudes e valores que resultam no bem comum.Ramon Llull. Educação. Formação humana.CONTRIBUIÇÕES DE RAMON LLULL (1232-1316) PARA A FORMAÇÃO HUMANA: UMA ANÁLISE DA OBRA DOCTRINA PUERILDissertaçãoEnsino